• Band Brasília

Primeiro dia útil que lojas de móveis e eletrodomésticos voltaram a funcionar depois do novo decreto

GDF está permitindo a reabertura do comércio aos poucos, mas as recomendações de isolamento permanecem




Aos poucos, o GDF está permitindo a reabertura do comércio. Hoje é o primeiro dia útil desde que lojas e fábricas de móveis e de eletroeletrônicos foram liberadas a funcionar, por força de um novo decreto do Governador. Mesmo assim, as recomendações de isolamento permanecem.


O Sonival Costa estava só aguardando a loja abrir para comprar um celular para filha. Ele disse que ela não poderia esperar a pandemia passar para ganhar o telefone. Mas trouxe a máscara para se proteger. Sonival também falou que se fosse por ele, o comércio de móveis e eletroeletrônicos, não voltaria a funcionar agora.


O Geilson da Silva é mestre de obras e veio pagar o carnê da loja. Ele disse que só saiu de casa porque não tinha outra opção para fazer o pagamento. E garante: assim voltar, vai fazer todo o processo de higienização para evitar que o vírus se prolifere.


Além das lojas de móveis e eletroeletrônicos, que funcionam fora de shopping, entidades do sistema, como Sesi, Sesc e Senai, também voltaram a funcionar. Mas nesse caso, o GDF só liberou áreas que possam ajudar no combate à covid-19, como é o caso de confecção de máscara e atendimento a saúde.


Aos poucos o Distrito Federal volta a retomar atividades consideradas essenciais para movimentar a economia. Mas isso não quer dizer que acabou o isolamento social. Inclusive, medidas adotadas pelo governo e a postura da população brasiliense tem refletido no índice de isolamento. Atualmente o DF lidera o ranking do mapa brasileiro que mostra o percentual da população que respeita a recomendação de isolamento. O Distrito Federal aparece com 56,31% . Resultado que se tornou exemplo para os estados.


Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, diz "Esperamos que o relaxamento não ocorra de forma desorganizada ou não planejada. o DF é um exemplo de uma boa estratégia. eles fizeram uma medida de restrição há algumas semanas atrás, estão agora observando as medidas, viram o comportamento social e estão modulando esse padrão".


9 visualizações

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo