• Ana Carolina Bacellar

Pesquisadores da UnB criam sistema para ajudar no diagnóstico do coronavírus

O sistema ainda está em fase de teste





Cientistas estão correndo contra o tempo para combater o novo coronavírus, aqui no df, pesquisadores da UnB criaram um sistema para ajudar a diagnosticar a Covid-19 em segundos. A tecnologia ainda está em fase de testes, mas os resultados têm sido satisfatórios.


O sistema foi desenvolvido por pesquisadores de dois laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, e permite identificar a Covid-19, em apenas alguns segundos, por meio da leitura de radiografias - ou seja, uma simples análise de raio-x do pulmão, combinada com inteligência artificial.


A ideia é que os profissionais da área de saúde das pequenas cidades, principalmente do interior do país, onde não há tanta infraestrutura, tenham acesso ao sistema para conseguir o diagnóstico correto, ou pelo menos próximo, apenas com uma radiografia.


O sistema ainda está em fase de testes, mas tem dado certo. Agora, o laboratório precisa fechar parcerias com hospitais que tiveram casos de Covid-19 para ter acesso às imagens das radiografias de pacientes com a doença confirmada, para poder ampliar a base de dados do novo sistema.


0 visualização

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo