• marcossantosband22

Governo Federal anuncia nova rodada de saques do FGTS

60 milhões de pessoas devem ser beneficiadas



A ideia do governo é manter a injeção de dinheiro na economia mesmo após o fim do pagamento do auxílio emergencial de 600 reais, previsto para acabar em maio para quem não faz parte do bolsa família. No dia 15 de junho, os trabalhadores vão poder sacar até um salário mínimo, mil e 45 reais, do fundo de garantia. O desbloqueio vale para contas ativas e inativas. o governo estima que a medida vai beneficiar cerca de 60 milhões de pessoas, isso significa mais 36 bilhões de reais circulando no país, o que vai aquecer as compras, ajudar a segurar o PIB e manter empregos.


O cronograma de pagamentos não foi anunciado oficialmente pela Caixa, mas deve ser nos mesmos moldes de liberações já feitas, como o saque imediato: Com base no mês do aniversário do trabalhador. O dinheiro poderá ser retirado nos terminais eletrônicos e Lotéricas até 31 de dezembro.


A expectativa é que as agências da Caixa devem abrir também aos sábados. Ministros da ala política do planalto queriam que os recursos fossem liberados antes de junho, até para rebater as críticas da oposição, que acusa o governo de demora nos repasses durante a crise do coronavírus. Mas os técnicos afirmaram que o banco já está no limite da capacidade técnica diante do pagamento do auxílio emergencial. Fora que o FGTS precisa ser capitalizado para segurar a demanda de saques e ao mesmo tempo, continuar os investimentos em habitação e saneamento básico. Serão transferidos 21 bilhões de reais do fundo do PIS PASEP, parado desde 1988, serão transferidos para o fundo. A equipe econômica ressalta que a medida não aumenta o rombo nas contas públicas, porque o dinheiro é do próprio trabalhador.


6 visualizações

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo