• Band Brasília

Dengue no Distrito Federal

Em apenas uma semana, o DF registrou 3 mil novos casos da doença e o lixo se transforma em risco para a saúde

Como se não bastasse a pandemia, outra doença preocupa - e muito: a dengue. Em apenas uma semana, o Distrito Federal registrou 3 mil novos casos da doença. Até agora, são mais de 15 mil pessoas com dengue, o que significa um aumento de 125 por cento se comparado ao mesmo período do ano passado. Ceilândia lidera o ranking, com 1.800 casos.


Restos de móveis, madeiras, entulhos, aparelhos eletrônicos… Uma montanha de lixo que se transforma em risco para a saúde dos moradores qnp 22 do PSUL. Nossa equipe de reportagem chegou a flagrar um rapaz jogando lixo no local. Uma atitude que pode coopera para fazer da área um criadouro do mosquito aedes aegypti.


O motorista Jader Landim fala sobre a água acumulada que atrai o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. E ele tem motivos para ficar preocupado mesmo. A quantidade de lixo que está na quadra que fica na 32 do PSUL, Ceilândia é preocupante. A população diz que administração até chegou a fazer uma limpeza no local, mas durou pouco. Ele acredita que falta conscientização por parte dos moradores. O homem ainda revela que é um medo constante morar ao lado do inimigo.


Em Ceilândia, nos 3 primeiros meses deste ano, foram registrados 1.800 casos de dengue, foi a cidade com maior número de registros. Por todo do DF, a conta foi de 15 mil casos da doença. Mais que o dobro, quando o número chegou a 6.800 no ano passado. Em 2020 duas pessoas morreram de dengue. Já em 2019 foram registradas 62 mortes.


Para combater o aumento, ações de combate à dengue vão ser intensificadas. Uma força tarefa vai percorrer dez regiões para orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue. O serviço, que começa amanhã, vai ser realizado por mais de 600 servidores do governo.


13 visualizações

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo