• Band Brasília

Brasília 60 anos: histórias e bastidores

Primeiro capítulo da série de reportagens da TV Band em homenagem à capital


Brasília foi inaugurada há 60 anos. Em homenagem à capital do país, vamos mostrar uma série especial que vai contar como aquele sonho ambicioso virou concreto. No primeiro capítulo, histórias e bastidores da construção da nossa Capital Federal. E personagens que chegaram junto com os primeiros candangos.


Antes de existir, já havia uma Brasília nos sonhos e nas pranchetas dos arquitetos, dos urbanistas. No princípio era o ermo, eram antigas solidões sem mágoa, o altiplano, o infinito, descampado.

Uma cidade diferente de todas as outras inauguradas. Moderna, arrojada, ampla, arborizada, com um lago para aplacar a secura do planalto central. Cada detalhe, cada curva, cada quadra, cada prédio. O sonho virou realidade assim como num piscar de olhos... O tempo passou, Brasília cresceu e esse mês completa 60 anos.

Construir a capital no centro do país era projeto antigo, desde o tempo do império. Mas só no governo de Juscelino é que a idéia saiu do papel.


O dia 4 de abril de 1955 ficou guardado para sempre na memória desse vendedor de seguros de Jataí, cidade do interior de Goiás, onde Juscelino Kubitschek se lançou-se candidato a presidente.

Brasília foi a síntese do programa desenvolvimentista de jJK cujo lema era 50 anos em 5. Em 1957 chegaram ao local da futura capital os primeiros candangos, como ficaram conhecidos os trabalhadores pioneiros que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e de novas oportunidades.

Mais de 60 mil pessoas vieram de todas as partes do país para trabalhar na construção de Brasília. Eles viviam em acampamentos provisórios que mais tarde se transformaram em cidades satélites, que não constavam no projeto original de Lucio Costa e Oscar Niemeyer.


A construção da nova capital atraiu até estrangeiros. A Argentina Mercedes deixou para trás uma vida de moça rica em Buenos Aires. aos 18 anos recém casada, veio com o marido dirigindo o próprio jeep. Dois meses depois chegava a Cidade Livre, bairro pioneiro da capital. Hoje, núcleo bandeirante.

Aqui a argentina teve duas filhas. a aventura de mercedes está no livro A Trilha do Jaguar que ela lançou há dois anos: relatos e fotos de uma trajetória de sucesso.

Orlando Brito é outro pioneiro aqui da cidade. veio para Brasília quando a cidade estava sendo construída. Virou fotógrafo, fez carreira.


Registrou por meio de suas lentes o poder em Brasília. Os principais políticos e todos presidentes desde Castelo Branco. Mas um deles tem lugar especial. “O doutor Tancredo gerou para mim um dos momentos mais importantes da minha carreira. Eu que acompanhei toda trajetória dele, da redemocratização do país. Depois eu pude vê-lo subindo a rampa... morto” diz o fotógrafo.


Orlando e Mercedes fazem parte da história de Brasília, uma história que aos 60 anos, parece estar apenas começando...


7 visualizações

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo