• anapacanutoband

BRASÍLIA 60 ANOS

Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitscheck, o Catetinho se tornou um símbolo da construção de Brasília


A MAIS MODERNA DAS CAPITAIS NASCEU DE UM SONHO DO ENTÃO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHECK E DA IMAGINAÇÃO DE UM JOVEM ARQUITETO, OSCAR NIEMEYER. MAS ANTES FOI PRECISO DECIDIR QUAL SERIA O DESENHO DA NOVA CAPITAL. E PRA ISSO JK DECIDIU FAZER UM CONCURSO COM JURADOS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS.

MAIS DE 20 CANDIDATOS SE INSCREVERAM. ENTRE ELES, LÚCIO COSTA QUE JÁ ERA AMIGO DE JUSCELINO E TAMBÉM DE NIEMEYER. E ELE ACABOU VENCENDO. NUMA ENTREVISTA EM 2010 A FILHA DO URBANISTA LEMBROU DA SURPRESA DOS JURADOS QUANDO VIRAM O PROJETO.


“DIZEM QUE ELES OLHARAM PARA AQUILO E NÃO ENTENDERAM NADA. E BOTARAM A MÃO NA CABEÇA, E O OSCAR SENTOU NUM CAIXOTE E BOTOU A MÃO NA CABEÇA: AI MEU DEUS. E O INGLÊS MERGULHOU NO TEXTO. E ELE DIZIA PARA MEU PAÍS DEPOIS, QUE, A PRIMEIRA VEZ QUE ELE LEU, ELE NÃO ENTENDEU. DA SEGUNDA VEZ ELE ENTENDEU. E DA TERCEIRA, ELE DISSE: I ENJOYED! QUER DIZER, EU CURTI NÉ.” COMENTA MARIA ELISA COSTA.

O JÚRI FOI SEDUZIDO PELOS DESENHOS E A IDEIA SINTÉTICA. ENTRE ELES ESTAVAM PROJETOS DOS IRMÃOS ROBERTO COM UMA CIDADE DIVIDIDA EM SETE CÉLULAS. E O MAIS FUTURISTA DE TODOS, A BRASÍLIA DE RINO LEVI PROPUNHA EDIFÍCIOS EFETIVAMENTE CLASSIFICADOS COMO FUTURISTAS, QUE ERAM VERDADEIROS OUTDOORS, PRÉDIOS DE 50 PAVIMENTOS, PARA ACOMPANHAR DE PERTO A CONSTRUÇÃO DA NOVA CAPITAL.


JUSCELINO PRECISAVA DE UM LUGAR PARA MORAR. O CATETINHO FOI A PRIMEIRA RESIDÊNCIA OFICIAL DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DURANTE A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA. O PROJETO DE OSCAR NIEMEYER, FOI CONSTRUÍDO EM APENAS DEZ DIAS EM 1956, É UM PRÉDIO SIMPLES, DE MADEIRA, TAMBÉM CONHECIDO COMO PALÁCIO DE TÁBUAS.

NO CATETINHO, PALÁCIO PRESIDENCIAL, CONSTRUÍDO DE TÁBUAS, JUSCELINO ACABA DE ASSINAR SEU PRIMEIRO DESPACHO. O ESPAÇO SERVIU COMO PONTO DE APOIO PARA O PRESIDENTE JK ALÉM DE ENGENHEIROS E OPERÁRIOS ENTRE NOVEMBRO DE 1956 E JUNHO DE 1958, QUANDO FOI INAUGURADO O PALÁCIO DA ALVORADA.

O QUARTO DE JUSCELINO ABRIGA ALÉM DA CAMA DE CASAL, O PIJAMA E O CHAPÉU DO EX-PRESIDENTE. A SALA DE DESPACHOS ESTÁ TOTALMENTE PRESERVADA. E A COZINHA MINEIRA COM O FOGÃO DE LENHA PARA AQUECER AS NOITES FRIAS DO PLANALTO. O CATETINHO É CHEIO DE HISTÓRIAS.

COM A INAUGURAÇÃO DO ALVORADA, O CATETINHO FICOU COMO UM RETRATO NA PAREDE. E A CIDADE PLANEJADA COMEÇOU A CRESCER. VIERAM AS SATÉLITES... HOJE JÁ SÃO 15 REGIÕES ADMINISTRATIVAS. QUANDO FOI INAUGURADA, BRASÍLIA TINHA 150 MIL PESSOAS, HOJE TEM 3 MILHÕES DE HABITANTES. A TERCEIRA CIDADE MAIS POPULOSA DO PAÍS E MUITO ALÉM DO QUE HAVIA PLANEJADO LÚCIO COSTA E NIEMEYER.


A CAPITAL COM OS PROBLEMAS DE TODA CIDADE GRANDE. VIOLÊNCIA, MISÉRIA E ATÉ TRÂNSITO NOS HORÁRIOS DE PICO./ MAS PARA HAMILTON QUE MORA EM SAMAMBAIA, MAIOR CIDADE SATÉLITE DO DF, A VIDA SÓ MELHOROU. “QUEM RECLAMAVA DA CIDADE, HOJE É O SEGUNDO METRO QUADRADO MAIS CARO DO DF. OLHA ESSES PRÉDIOS, ESSES GRANDES EMPREENDIMENTOS AQUI DENTRO.’’


PARA KÁTIA TURRA, PRODUTORA CULTURAL QUE MORA NO PLANO PILOTO DESDE A ADOLESCÊNCIA, O PROGRESSO ENCURTOU AS DISTÂNCIAS. A APROXIMOU AS PESSOAS. “EU ACHO QUE BRASÍLIA TE DÁ TANTO CONFORTO ONDE VOCÊ MORA, SEJA NO PLANO, OU EM ALGUMA CIDADE ADMINISTRATIVA, QUE VOCÊ ACABA FICANDO ALI NO SEU CANTO, PORQUE FACILITA A SUA VIDA. EU TRABALHO DO LADO MINHA CASA, EU VOU A PÉ.”

PARA O PROFESSOR DE ARQUITETURA E URBANISMO CLÁUDIO VILLAR, BRASÍLIA AINDA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA, E PODE MELHORAR MUITO. “HOJE ELA SÓ TEM 60 ANOS COMO CAPITAL NACIONAL. VOCÊ PEGA UMA CIDADE COMO PARIS, VOCÊ TEM DOIS MIL ANOS... E BRASÍLIA É A ÚNICA CAPITAL MODERNA TOMBADA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL. A GENTE DEVE REFLETIR PORQUE MUITA COISA PODE SER MELHORADA, ELA NÃO ESTÁ CONCLUÍDA.”



0 visualização

SBS Q.02 Lote 03 Bloco Q Edifício João Carlos Saad
Brasília-DF - 70070-120

Contato

Trabalhe aqui

Fale Conosco

Comercial

Anuncie on-line

Anuncie na TV

© Band Brasília • Todos os direitos reservados  •  Criado por Win7.com.br

Ao vivo